terça-feira, 3 de agosto de 2010

Doença celíaca


Como portadora não poderia deixar de divulgar esta doença ainda desconhecida da maioria dos brasileiros. Em 1950 um médico holandês após três anos de observação, identificou que entre as crianças locais sintomas como diarréia haviam desaparecido por conta da modificação da alimentação (o racionamento imposto pela II Guerra dificultou a oferta do pão), desta forma ele conseguiu provar que a ausência do glúten (trigo, aveia, centeio, malte e cevada) provocava a doença.

Doença celíaca é uma patologia que afeta o intestino delgado de adultos e crianças geneticamente predispostas. As vilosidades da mucosa do intestino delgado são atrofiadas e por isso causa prejuízos na absorção dos nutrientes e vitaminas necessárias ao corpo. Afeta 1% da população mundial e, sobretudo nas etnias indo-européias, ocorrendo em maior numero entre mulheres e em parentes de primeiro grau.

Os sintomas podem (algumas vezes a doença e silenciosa) ser diarréia, anemia, dermatites, dores abdominais, fadiga entre as crianças e má absorção generalizada de alimentos e muitas vezes pode ser associada a síndrome do intestino irritável, no entanto a falta da dieta poderá desenvolver uma série de doenças no paciente como osteoporose, infertilidade e até câncer. O diagnóstico poderá ser feito pelo exame de sangue ou endoscopia.

O tratamento é uma dieta isenta de glúten pelo resto da vida (parece uma sentença cruel! Mas depois você acostuma e poderá ter uma vida normal). Sim, normal, existem muitos atletas , atores (a atriz Isis Valverde e celiaca), pintores, economistas, administradores, médicos, ou seja, a vida continua mesmo com alguns cuidados extras para evitar a contaminação porque o mundo e feito de gluten. Mas muitos países europeus como a França disponibilizam aos portadores da intolerância uma ajuda extra na compra de produtos específicos para a dieta que são sempre mais onerosos que os produtos normais como pães, biscoitos e massas.
Existem estudos sobretudo na Austrália sobre a confecção de uma vacina que visa facilitar a vida do celíaco permitindo minimizar a reação ao glúten. No entanto ainda estão em fase inicial permitindo apenas que se possa sonhar que algum dia isto seja possível.

Caldos de galinha (ou carne) para tempero, iogurte, chocolates, doces, bebidas alcoólicas são alguns dos itens que provavelmente terão a inclusão de glúten além daqueles já previamente sabidos que contém glúten, pois todos são confeccionados com farinha de trigo (massas, biscoitos, pães e etc.).

Por isso uma das maiores dificuldades de um intolerante ou alérgico é conseguir efetivar sua dieta na rua, pelo menos no que tange a Salvador, as pessoas que prestam serviço no setor de alimentação (na maioria significativa dos casos) não estão preparadas para serem questionadas sobre os ingredientes que compõem cada receita. Apesar da existência da Lei 10.674 que esta em vigor desde 16/05/2004 instituindo que todos os alimentos industrializados deverão conter nos seus rótulos obrigatoriamente as inscrições Contém ou Não Contém Glúten e outras informações que são explicitas na lei, o setor de serviço (alimentação) desconhece a importância de informar seus clientes sobre o que eles estão comendo.

A questão não é somente ser intolerante ou alérgico a qualquer tipo de substancia, mas será que os mesmos cuidados que temos em comprar um par de sapatos, jóia, um notebook, roupa, ou um bem precioso não poderia ser dispensado ao consumo de alimentos? Porque mais do que acessórios eles serão ingeridos e nos ajudarão diretamente no nosso bem estar. Quantas vezes causamos nossas próprias doenças ingerindo alimentos ricos em gorduras, sal, açúcar ou aditivos químicos que comprometem o nosso metabolismo. Eu entendo que não é nada fácil, mas o simples fato de estarmos vivos não o é. Então porque não começar com um pequeno passo, acompanhe com cuidado a compra dos seus alimentos (geralmente passamos bons minutos na fila para pagar) e cobre dos lugares que frequenta saber o que esta ingerindo. Você estara fazendo um bem para si mesmo e para a sua comunidade.
Para maiores informações-
ACELBRA- Associação dos celíacos do Brasil <http://www.vidasemglutenealergias.com/>
Vida sem glúten e alergias - <http://www.acelbra.org.br/2004/index.php>
Abraço
Ana Luci

2 comentários:

  1. Gostei Sta. Ana. O post é bastante instrutivo e de real importância para quem possui este problema de saúde. Parabens.

    ResponderExcluir