quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Som de Brincadeira


Quando conheci o Pato Fu o ano era de 1994/1995, tinha acabado de sair o segundo álbum “gol de quem?” achei estranho, mas ouvi várias vezes e virei fã! A partir daí fui a todos os shows que pude (e foram vários) tenho todos os CDs e DVDs (é a única banda que ainda compro CD). O que sempre me fez gostar tanto da banda é a forma criativa como conseguem tratar as suas músicas e principalmente a de outros artistas. Isso já ficou mais explicito quando Fernanda Takai lançou o “Onde brilhem os olhos seus” um disco inteiro com músicas cantadas por Nara Leão (falo isso pois mesmo sendo um cd solo é o pato fu tocando MPB). é incrível como os patos se apropriam das músicas sem tentar sobrepô-las ou segui-las cegamente.

E esse tratamento é o que vemos no novo disco o “Música de Brinquedo”. Um disco inusitado, todo tocado com brinquedos (eles já vinham ensaiando, veja aqui). São musicas conhecidas e divertidas que ganham uma nova roupagem. A força desse CD está na voz das crianças que soa extremamente natural e confesso, não consigo segurar o riso quando ouço “todos estão surdos”. Destaco o sucesso japonês “Twiggy Twiggy” do Pizzicato Five (sempre divertido) que encaixou muito bem na proposta do álbum, e já imagino a coreografia que Fernanda fará no show ao vivo, “Interfone” sucesso de Ritche nos anos 80. E “Ovelha negra” sucesso na voz de Rita Lee cantado com entusiasmo pelas crianças. Há musicas que nunca esperava ver o pato tocando como “Frevo mulher” de Zé Ramalho e como me disseram ficou muito “fofa”.

Há musicas que eu não gosto das originais, algumas por terem sido tocadas até a exaustão, outras porque nãos gosto mesmo (questão de gosto), mas que merecem ser ouvidas pela novidade dos arranjos, mais simples e diretos como “Rock And Roll Lullaby” e “My Girl”.

Enfim esse é um disco pra todas as idades. Quero muito ver a reação das crianças ao ouvirem as músicas, pois tenho visto é que os adultos estão se divertindo muito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário