segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Dia a dia e Nietzche

Aproveitando a questão levantada por Ana sobre a doença celíaca pretendo falar do dia a dia. Começo com uma citação de Nietzche,que na sua “biografia filosófica”, Ecce Homo (1908), escreveu no item “Por que sou tão inteligente?” depois de comentar sobre alimentação, lugar, clima entre outras coisas ele diz:

-Perguntarão por que relatei realmente todas essas coisas pequenas e, seguindo o juízo tradicional, indiferentes: estaria com isso prejudicando a mim mesmo, tanto mais se estou destinado a defender grandes tarefas. Resposta: essas pequenas coisas – alimentação, lugar, clima, distração, toda a casuística do egoísmo – são inconcebivelmente mais importastes do que tudo o que até agora tomou-se como importante. Nisto exatamente é preciso a reaprender. O que a humanidade até agora considerou seriamente não são sequer realidades, apenas construções expresso com mais rigor, mentiras oriundas dos institutos ruins de naturezas doentes, nocivas no sentido mais profundo [...]


O que Nietzche tenta nos ensinar é que precisamos nos deter ao dia a dia. Devemos valorizar o que comemos, as relações que temos com as pessoas mais próximas, ao que dizemos as pessoas e etc., pois é ai que a vida se faz, é no dia a dia que vivemos. Os movimentos pequenos são importantes e devem ser valorizados. Sempre me assusto ao ver alguém falando que não se lembra o que almoçou. Que horror! Que valor você tem dado a sua alimentação? Ao seu corpo?
Sempre converso com Ana sobre a doença celíaca e como isso a conduziu uma relação diferente com que come e ao próprio corpo. Defendo que temos que valorizar o corpo (esclareço que, o valor que defendo aqui, não é em relação aos corpos que estão estampados nas revistas, para mim estamos valorizando o ideal de corpo, o fotoshop do mesmo) e para isso temos que dar atenção especial ao que nos cerca. Por exemplo: que atenção você tem dado a sua rua? O que você faz para deixar sua calçada limpa? Pode parecer até que não tem relação isso tudo, mas tem sim! Basta olhar um pouco mais de cuidado, você é também o lugar que mora, a cidade onde vive, o lugar onde trabalha. Tudo isso é cuidar de si, olhar para si. Penso que com as pequenas coisas, as pequenas revoluções, podem efetivamente mudar muita coisa. Então, o que você comeu hoje?

Nenhum comentário:

Postar um comentário